Pages

quinta-feira, 19 de abril de 2012

GRAFITE DE PORTA ENTREVISTA - SKORFACE

É com grande prazer que o Grafite de Porta traz para seus leitores mais uma entrevista, desta vez com o grafiteiro, desenhistas, ilustrador "SKORFACE"

Nuno Barros é Angolano e morou por muito tempo na Europa, onde adotou a Suíça como local para residir por mais de 18 anos.
Tem trabalhos por vários países da Europa, como Portugal, França, Itália e uma grande gama de grafites espalhados por toda a cidade de Maringá.
Trabalho diferenciado, com traços marcantes e cores vivas, Skorface vem dando vida a muros, deixando a sua marca.
Atualmente reside em Curitiba, mas está sempre dando um rolê por Maringá e região.
Vamos a entrevista:

Blog Grafite de Porta entrevista Nuno Barros – “Skorface”.


- Nuno, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade para o blog grafite de porta e começar perguntando como o grafite surgiu em sua vida?

Apareceu na Europa, na Suíça onde cresci e morava ate 2010.
Eu já desenhava desde muito jovem, uns 5 ou 6 anos. Mas o graffiti, conheci com um primo meu que pichava com spray. Eu achava aquilo muito legal, outra forma de arte que não conhecia, isso em 96-97. Ele que me levou pela primeira vez e desde então não parei.

- Você vive da sua arte, sabemos que artistas independentes no Brasil ou são vistos como marginais, ou como desocupados, reconhecimento demora a existir e na maioria das vezes só vem com a fama. Quando você fala que é desenhista, grafiteiro, ilustrador percebe algum preconceito?

Não, acho que isso depende de como você interpreta a opinião das pessoas, eu sempre levei a coisa de modo geral tranquilo e sei que muitas vezes e o desconhecimento até é culpa da mídia que interfere nas pessoas. Somos o que vemos. Mas é minoria.
Grande parte das pessoas gosta, outras amam, outras não tem opinião mas o legal é que provoca sempre uma reação.


- Já foi abordado por autoridades enquanto praticava sua arte?

Opa, já perdi a conta.
Mas com diplomacia chegamos sempre a um acordo sem violência nem agressão, ambos os lados se entendem, não falo que é sempre assim mas que felizmente sempre lidei bem com esse tipo de situação. Eles muitas vezes concordam que é uma arte.


- Qual é a principal fonte de inspiração para seus desenhos?

Hummmm, não sei, uma mistura de muitas coisas. Adoro alguns artistas da cena do graffiti mundial, os gêmeos, toast, dare, saturno, Logan e por ai vai misturando, essas influencias todas e daí sai Skorface.

- Seus trabalhos estampam desde muros até sedes de renomadas agências de publicidade, como é viver do graffiti? Dá para viver bem?

Viver bem ainda não cara. Estou começando apenas nesse meio, mas aos poucos estamos chegando lá. Sempre que aparece algo eu aceito, pois é mais uma oportunidade de comunicar minha paixão.Tem ainda o problema do preço, muita gente pensa que é quase de graça e a arte não é bem assim.
Tem que entender que trabalhamos e vivemos disso e que também estão comprando algo único e criado para o próprio cliente. É uma expressão e um sentimento legal de ter algo que te pertence e que é único, que seja tela ou muro A arte urbana esta muito forte e tem gente de muito talento que luta como eu, nesse sentido. Então as coisas só podem melhorar.


- Você é um cara viajado, conhece países como a França e a Suíça, as expressões artísticas das ruas destes países diferem muito das do Brasil? Como é o reconhecimento da arte brasileira lá fora? Temos trabalhos do Skorface no exterior?

O espírito graffiti e muito semelhante mesmo. Afinal estamos falando de algo que é mundial e que vem da mesma existência. Ou seja, a rua. (street art)
Agora como é conhecida a arte Brasileira em outros países, isso que é outra coisa. Simplesmente é muito forte a arte do Brasil, Graças ao pixo e aos gêmeos. Não tem um cara na Europa que se você perguntar para ele, o que é o grafite no Brasil, ele não te fale, é a pichação e são os gêmeos. Essa é a ideia da Europa. Mas chegando aqui você percebe que é muito mais que isso, é uma cultura e um estilo próprio com a mesma função que todas as outras cidades do mundo. A essência é a mesma, mas uma arte única.
E temos sim trabalhos meus no exterior. Já tive ocasiões de pintar nos eventos e meetings em vários lugares da Europa como: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica e mais frequente na suíça onde trabalhava muito com a prefeitura que apoiava muito e, sobretudo disponibilizava muros espalhados pelo centro da cidade, o que tinha como resultado uma grande diminuição de tags (pichação).

- Na Polônia, temos Piotr Kunce com os cartazes. Tive a oportunidade de ver seus trabalhos expostos no “MON” (MUSEU OSCAR NIEMEYER) em Curitiba, imagens de bonecas sem os olhos, rolos de filme pegando fogo, morangos atravessados por flechas de cupidos, suásticas ao avesso, mas todos representam um momento que o país passava. Ocorre o mesmo no Grafite?

Creio que sim, pois o graffiti antes de ser uma arte urbana e da rua, é uma forma de reivindicar e analisar o estado da pessoa na atualidade e a situação do país o da cidade. Pessoalmente, isso conta muito e acho que muitos artistas funcionam melhor dessa forma.

- Analisando o seu trabalho você conseguiria classificá-lo por momentos de sua carreira?

Sim sem duvida alguma, minha maior evolução foi na chegada ao Brasil, pois ai que misturei muitas influencia e estou ainda hoje na pesquisa constante de melhorar ainda mais.
A arte urbana do Brasil ajudou muito. Nenhum artista, pouco importa o tipo de arte que pratica nunca deveria se satisfazer de seu trabalho e sim sempre procurar a melhorar. Na vida sempre aprendemos. Isso faz da vida algo de muito interessante.

- Novamente gostaria de agradecer por ter aceitado o convite e desta forma estar colaborando com o Blog. Espero postar muitos trampos do Sr. Skorface! Sucesso.

Eu que agradeço da oportunidade que você me deu de poder explicar e falar um pouco mais de mim e de minha opinião sobre a arte urbana. Espero ter interessado as pessoas que leram a matéria e que vejam cada vez mais o graffiti como uma forma de expressão artística e não como vandalismo. Valeu amigos.
É claro, se alguém se interessou por essa arte e que precisa personalizar sua loja, sua casa o mesmo criar uma arte no computador tipo mascote, logo marca, ilustração de livros o revistas. Podem me mandar um e- mail ou então ligar diretamente para min.
Atendo pedidos de Maringá também, pois viajo muito pra realizar trabalhos na cidade canção.
Muito obrigado pela oportunidade.
Muita paz



Contato:
Facebook
Email
Deviantart

Telefones:


(41) 3308 1024- fixo
(41) 9709 8978 celular TIM Curitiba
(44) 9834 1024 celular TIM Maringá

*Imagens enviadas pelo artista.

Parabéns Nuno!

Um comentário:

Van Der Massa disse...

Muito boa entrevista. Maringá está sedenta de artistas como este. Parabens pelo blog e sucesso!!

Postar um comentário